APROVADOS NO PROITEC 2O11 EM CARNAÚBA DOS DANTAS

sábado, 25 de julho de 2009

DÚVIDAS SOBRE A PLATAFORMA PAULO FREIRE

Plano Nacional de Formação de Professores
Professor, se você ainda não é formado em curso de licenciatura ou dá aula de uma matéria diferente de sua área de formação, inscreva-se para uma vaga no Plano Nacional de Formação do Professor da Rede Pública.
Em 2009, o Ministério da Educação, juntamente com estados, municípios, universidades e institutos federais, oferece 52.894 vagas neste semestre nas modalidades presenciais e a distância. Veja a seguir como se candidatar a uma dessas vagas.
Plano Nacional de Formação de Professores
1CADASTRO
O que é a Plataforma Paulo Freire?
A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação e pós-graduação, ofertados gratuitamente por mais de 90 instituições de ensino em todo o país. Nela você também pode cadastrar seu currículo e mantê-lo atualizado. A ferramenta faz parte do Sistema Nacional
de Formação de Professores.
Quem pode se inscrever para fazer esses cursos?
Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.
Já tenho uma graduação. Posso fazer outra?
Sim, se você estiver lecionando fora de sua área de formação. Por exemplo, se você se formou em física, mas dá aula de matemática, poderá se inscrever num curso de licenciatura em matemática.
Como faço minha pré-inscrição?
O primeiro passo é acessar a plataforma no endereço www.mec.gov.br.
Em seguida você vai clicar no “Plano Nacional de Formação do Professor da Rede Pública”. Faça seu cadastro.
Na primeira tela, clique em “Primeiro
acesso à Plataforma Freire”. A próxima tela pedirá seu CPF.
2 Plataforma Paulo Freire Plano Nacional de Formação de Professores
3 O sistema solicitará que você digite as letras que aparecem na imagem, por uma questão de segurança.
As inscrições vão até quando?
Até o final do mês de julho de 2009 para as inscrições deste ano.
Mas a plataforma vai oferecer vagas até 2011 e por isso fica aberta de forma permanente até lá. As inscrições para os próximos anos – 2010 e 2011 – serão feitas a cada semestre. Assim, a plataforma vai oferecer vagas no primeiro e no segundo semestre de 2010 e de 2011.
Todas as informações solicitadas durante o cadastro são obrigatórias?
Não. Somente as que possuem asteriscos em vermelho.
Como sei que o processo de cadastro foi finalizado corretamente?
Você deve clicar em salvar, quando aparecer a página inicial da plataforma.
Em seguida, clique em “Acessar o Sistema”.
A partir daí, escolha a opção “Já sou cadastrado”.
4 Plataforma Paulo Freire Plano Nacional de Formação de Professores
5 O sistema vai pedir novamente seu CPF e solicitar a criação de uma senha (com quatro letras e dois números), além da autenticação de seu cadastro.
Já me cadastrei e não consigo fazer a minha pré-inscrição.
O que faço?
Verifique se você já preencheu o seu currículo, incluindo a atuação profissional e a formação acadêmica, itens obrigatórios. Procure esclarecer suas dúvidas no item “Ajuda”, na página inicial da plataforma.
PREENCHA O CURRÍCULO PAULO FREIRE
É necessário preencher o currículo para fazer a pré-inscrição?
Sim. É importante preencher o currículo porque ali você registrará a sua formação anterior e futura. Para acessar o currículo, clique no ícone na barra superior “Currículo do Professor”. Nesta etapa será pedido o seu CPF e a sua senha.
Quando o abrir, você já verá algumas informações pessoais. Confira essas informações e acrescente as que ainda estão em branco. No menu lateral, poderá completar as informações conforme a categoria (Formação, Atuação Profissional, Produção Bibliográfica, etc.). Basta clicar em cima, que a página abrirá. Dicas detalhadas de preenchimento podem ser consultadas
no item “Ajuda”, que está no menu esquerdo da página da plataforma.
6 Plataforma Paulo Freire Plano Nacional de Formação de Professores
7 N ão tenho todas as informações solicitadas.
Vou conseguir fazer a pré-inscrição?
Sim. Mas é obrigatório preencher dois itens: Formação e Atuação Profissional. Procure preencher seu currículo de forma clara e objetiva. Declare somente dados comprovadamente verdadeiros e corretos. Se você não tiver alguma informação, não tem problema, pois poderá dar continuidade ao seu procedimento de pré-inscrição.
Como faço alterações no currículo? Para fazer qualquer alteração você precisa fazer “login”, isto é, entrar com o seu CPF e senha. Você poderá incluir ou modificar registros a qualquer momento e enriquecer o conteúdo do seu currículo.
PRÉ-INSCRIÇÃO
Já me cadastrei no sistema e preenchi o currículo.
Como faço a pré-inscrição?
Entre na plataforma com seu CPF e senha. Em seguida, clique no menu superior no ícone “Cursos Disponíveis Pré-Inscrição”.
Aparecerá uma tela com duas opções: Formação Inicial (licenciaturas) e Formação Continuada (cursos de extensão e especialização). Clique sobre a opção desejada, que surgirá a oferta de cada modalidade.
O que são cursos de formação inicial?
A primeira licenciatura é destinada àqueles professores sem graduação em nível superior. A segunda é destinada aos que já possuem graduação, mas gostariam de fazer um curso equivalente à área em que atuam. Outra categoria de formação inicial é a formação pedagógica voltada para os professores que são bacharéis e não possuem licenciatura.
O que são cursos de formação continuada?
São cursos dirigidos aos que possuem licenciatura, mas querem complementar sua formação com cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão.
Quais cursos serão ofertados para formação continuada?
Os cursos foram definidos de acordo com a necessidade de professor em diversas áreas, após diagnóstico realizado em cada estado. Portanto, são ofertados cursos em praticamente todas as áreas. Antes de fazer o cadastro, você pode fazer essa consulta na página da plataforma no item “Previsão de Ofertas”, no menu à esquerda.
8 Plataforma Paulo Freire
Os cursos são ofertados de que forma?
Nas modalidades presencial e a distância. No momento da pré-inscrição, é importante observar em qual dessas modalidades o curso é oferecido e fazer sua opção.
Quando ficarei sabendo se farei o curso?
Você pode acompanhar o andamento do processo na própria plataforma, ou será avisado por email ou pela secretaria estadual ou municipal. Em quantos cursos posso me inscrever?
Você pode se inscrever em até três cursos.
Posso me inscrever em um curso que não tem mais vagas?
Sim, porque pode haver desistências.
10 Plataforma Paulo Freire Ministério da Educação
Fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php

Pesquisar este blog

Carregando...

Síntese do Projeto de Parceria IFRN Campus Currais Novos com o município de Carnaúba dos Dantas

Aula inaugural do Projeto de parceria IF Campus Currais e o município de Carnaúba dos Dantas

VEJA O BLOG DO TOTINHA